Ílion através de quadros

Graças a meu vício pela antiguidade grega, estou mais uma vez excedendo meu limite de matérias na faculdade, que eu já terminei e agora parece que curso por diversão. A disciplina em si, se chama “O Mundo de Homero” e está sendo lecionada pelo meu orientador. A disciplina é a desculpa perfeita para reler a produção de Homero de forma contínua (já que como historiador helenista, me debruço sobre a obra com frequência em busca de referências diversas, sempre aos pedaços), algo que não fazía há muito tempo.

O engraçado é que conforme eu lia os primeiros cantos, fiquei na cabeça o quanto seria legal ver uma adaptação daquilo para a mídia dos quadrinhos, muito mais fácil de se fazer do que o cinema. Até por que é possível explora-la aos máximos detalhes. Existe uma linearidade e ritmo muito particular à Ilíada que me parece que cairia muito bem aos quadrinhos e sua cadência natural. Infelizmente o mesmo não pode ser dito de sua obra irmã, a Odisséia. Nela, como fica claro, possuímos dezenas de poemas diferentes costurados em um único, que ainda que bem feito e sensacional, é claramente um frankstein literário. Temos diversas narrativas que se contradizem ou se repetem, uma série de diferenças em estilo e ritmo, bastante diferente da Ilíada, onde isso praticamente não ocorre.

Tranformar a Ilíada numa boa HQ (talvez como Frank Miller tenha feito com alguns capítulos de Heródoto em 300) é uma tarefa demasiadamente ambiciosa para a quantidade de tempo e capacidade de produção que eu possuo. Mas é claro que esta pode sempre se manter como um projeto futuro, cuja minha ambição pode um dia alcançar, no dia que eu virar um Kaloí Kagatoí

Quem não leu a Ilíada paratudoefaçaissoagora! e tente imagina-la em um formato de Hq para ver se fica bacana.

~ por Olethros em 10/03/2009.

2 Respostas to “Ílion através de quadros”

  1. Acho que tem um erro no seu texto, o correto:
    A disciplina é a desculpa perfeita para … ver a diana =)

    ps. Se não me engano, já existem adaptações das obras de Homero para quadrinhos.

  2. este texto esta totalmente errado

Deixe uma Resposta

 
