Tarde de Chuva (ou por que cheiro de cachorro molhado pode ser útil para connoisseur)

Fico deslumbrado com a vida. Hoje no ônibus entrou uma figura bastante divertida: um nordestino daqueles bem estereotipados pela globo, que fala como literatura de cordel e responde tudo como se fosse o João Grilo. Andando pela tempestade no Rio de Janeiro (que como dizia o Moreira da Silva “basta que chova, mais ou menos meia hora, é batata, não demora, enche tudo por aí”), me peguei pensando nele como um personagem mesmo. Passei boa tarde do passeio bolando falas para aquele João Grilo que parece se encaixar como luva na minha história. Lembro de ver um homem, em meio a forte chuva passeando com dois labradores e imaginei o meu João Grilo, com aquela esperteza de cabra do norte impressionando uma menina:

(O sotaque fica a seu critério)

– Você sabia que cachorro e chuva é uma das coisa mais refinada que há? É que mede um bom nariz, sabe? Veja só, basta começar a dar sinal de toró que o arretado fica tinindo com cheiro de chuva. Agora, com todo respeito, mas a senhora já cheirou um cachorro que saiu de um rio? Então, ele fica com aquele odor de cachorro molhado, que dá para sentir a léguas. Mas veja só que engraçado… Quando o cachorro se molha na chuva, ele faz um terceiro cheiro que não é nem cheiro de cachorro molhado nem cheiro de chuva, como pode? Quando eu era criança eu vivia por aí cheirando as coisas… Meu pai dizia que eu divia era arranjar um emprego desses de cheirador de vinho, já pensou? Um dia inteirinho cheirando vinho? A senhora sabe como funciona esse nariz danado? Eu aposto meu almoço que pode colocar um cachorro molhado na minha frente que eu, o nariz mais farejador destas terra, de olhos vedados, posso te dizer se o bichano foi molhado por chuva, rio, mar ou banho de banheira.

Enfim, o trânsito estava bem longo, mas é realmente divertido pensar que o João Grilo que falava no ônibus faria exatamente isso e ainda conseguiria um almoço de graça.

~ por Olethros em 13/02/2009.

Deixe uma Resposta

 
